ESTUDOS DE CASO

  • out2021
    Marlim Azul

    Multiterminais foi escolhida para ser a empresa responsável por ser o parceiro logístico no recebimento e transporte de todo equipamento da nova termoelétrica Marlim Azul em Macaé. Marlim Azul é a primeira termoelétrica a utilizar gás do pré-sal no Brasil.

    Conheça mais sobre esse caso

    Multiterminais foi responsável por receber 6 navios no Porto do Rio de Janeiro, descarregando diversas peças grandes destinadas a construção da termoelétrica em Macaé chamada Marlim Azul. Este projeto foi bem desafiador por ter diversas máquinas de grande porte, necessitando instalações e equipes especiais para poder descarregar, armazenar e transportar até Macaé.

    Saiba mais sobre o projeto Marlim Azul:

    • Capacidade: 565,5 MW – energia bastante para atender mais de 2 milhões de domicílios
    • Previsão de conclusão do projeto: 2022 com início de operação em 2023
    • Investimento total: mais de R$ 2 bilhões

    Dados do projeto:

    • Navios descarregados: 6
    • Toneladas movimentadas: 5.244,059 mtons
    • Carretas utilizadas no transporte: 908
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  • jul2019
    Oil Spill Response Limited

    A Oil Spill Response Limited é a maior cooperativa internacional para combate a derramamentos de óleo, custeada pela indústria de óleo e gás.

    Conheça mais sobre esse caso

    Criada em 1985, já participou de mais 400 respostas a incidentes de derramamento de óleo ao redor do mundo.

    Além de combate a derramamento, a OSRL também trabalha com prevenção e preparação (assessoria, treinamentos e equipamentos) para os produtores de petróleo.

    Considerando a relevante posição de produção de petróleo do Brasil, a OSRL escolheu a Multiterminais para sediar uma das suas bases de resposta submarina para lidar com eventuais acidentes de derramamento de óleo desta natureza.

    A OSRL ocupa um espaço de aproximadamente 4.000 m² na Multiterminais.

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  • fev2008
    Depósito Gerdau em Ouro Branco: Logística Integrada aplicada para Cargas de Projeto

    A Multiterminais Alfandegados do Brasil foi parceira do Grupo Gerdau no projeto siderúrgico na cidade de Ouro Branco – MG. Foi um mega projeto logístico em que a Multiterminais participou de todas etapas.

    Conheça mais sobre esse caso

    A Multiterminais foi responsável pela descarga dos 11 navios no Porto do Rio de Janeiro, a armazenagem das peças e o transporte até o local de destino. Um volume equivalente a mais de 7.000 carretas, especiais e comuns, foi necessário para o transporte da mercadoria do Terminal MultiRio até o destino final. Esse transporte foi feito em regime de Trânsito Aduaneiro.

    O projeto consistiu na montagem de um alto forno, uma coqueria e uma unidade de sinterização.

    Veja abaixo alguns números da operação:

    • 11 navios
    • 132.000 toneladas de carga
    • 7.640 viagens de carretas, sendo:
      • 5.200 viagens em carretas convencionais e
      • 2.460 viagens em carretas especiais
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  • fev2008
    Depósito Mercedes Benz: Controle Total de Peças

    O processo logístico, desde a importação de peças, até a entrega na fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de fora foi feita pela ALB. A ALB é uma Joint Venture entre a Multiterminais e a Schenker International, um dos maiores "freight forwarders" do mundo.

    Conheça mais sobre esse caso

    O material que abasteceu a MB do Brasil chegou via modal marítimo.

    Depois da atracação e autorização para descarga do navio por parte das autoridades, os contêineres foram transferidos para uma área segregada no Porto do Rio de Janeiro, operada pela Multiterminais. Enquanto estavam sendo segregados, os procedimentos para emissão do DTA (Declaração de Trânsito Aduaneiro) foram realizados para posterior carregamento via ferroviária ou, no caso de contêineres críticos, via rodoviária. O tempo médio desta operação, desde a chegada do navio no porto do Rio de Janeiro até a chegada do container em Juiz de Fora foi de 3 à 4 dias úteis para o transporte no modal ferroviário. No modal rodoviário houve um ganho no tempo total de transporte de até 08 horas.

    Quando os contêineres chegaram em Juiz de Fora, foram descarregados diretamente dentro do Porto Seco - JF pela própria Multiterminais. Neste momento, a DTA foi concluída dentro do sistema SISCOMEX Trânsito, os contêineres foram desunitizados, "check-in" de caixa efetuado e a liberação aduaneira iniciada. Sempre, a liberação aduaneira é consoante com a necessidade de consumo e a data FIFO. O sistema SAP indica a ordem dos processos que são desembaraçados. O material desembaraçado foi imediatamente transferido para o Armazém onde foi realizado o controle de entrada através do "check-in" de partes.

    A armazenagem foi feita de forma a facilitar o controle visual levando em conta caixas tipo GLT e KLT.

    Depois de receber a chamada Kanban, as caixas foram separadas e entregues para a Daimler Chrysler -JDF dentro de no máximo 01 hora de reação.

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  • Depósito Gerdau em Ouro Branco: Logística Integrada aplicada para Cargas de Projeto

    A Multiterminais Alfandegados do Brasil foi parceira do Grupo Gerdau no projeto siderúrgico na cidade de Ouro Branco – MG. Foi um mega projeto logístico em que a Multiterminais participou de todas etapas.

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  • Depósito Mercedes Benz: Controle Total de Peças

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